quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Código Morse está em Marte..


O robô-laboratório Curiosity, lançado pela NASA, deixa pegadas em Código Morse.

     
    A cada dia que passa mais nos sentimos orgulhosos de divulgar e ensinar "a magia dos pontos e traços", o código Morse.  Depois de tomar conhecimento do experimento do Instituto de Tecnologia de Fukuoka no Japão com a ideia de escrever o código Morse no espaço com o FITSAT-1, hoje ficamos sabendo que, até a NASA rendeu-se a reconhecer mais uma das intermináveis maneiras de utilizar o código Morse.
    
    Abaixo reproduzimos texto do sítio eletrônico de notícias do terra.
   

JPL fala sobre código morse que sonda deixa em Marte


Furos nas rodas da sonda Curiosity têm sua utilidade - mas formato não foi escolhido ao acaso. Foto: Nasa/Divulgação Furos nas rodas da sonda Curiosity têm sua utilidade - mas formato não foi escolhido ao acaso
Foto: Nasa/Divulgação

    O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) - que é ligado à Nasa, mas tem administração independente - falou sobre os símbolos nas rodas do robô Curiosity e outros detalhes que não envolvem necessariamente pesquisa científica. Quando a sonda circula por Marte, ela deixa no solo, em código morse, as letras J, P e L.
     Ao jornal Daily Mail, Matthew Heverly um dos líderes da missão fala que realmente lá está o código morse. Procurado pelo Terra, o pesquisador brasileiro Nilton O. Rennó, que trabalha na equipe da Curiosity, disse em um primeiro momento não saber do código morse. Mas, depois, respondeu: "Chequei as marcas nas rodas da Curiosity. Você estava certo, os furos para fixá-la durante a viagem imprimem o nome do JPL em código morse."
     "Nós colocamos intencionalmente aqueles furos nas rodas para deixar um rastro único em Marte", diz Heverly. Ele explica que as marcas servem também para calcular a distância percorrida e a posição do robô. Rennó afirma que os buracos, durante a viagem, foram usados para ajudar a prender a sonda na nave espacial.

    Estamos, novamente, surpresos com mais esta criativa utilização do código Morse e com a convicção de que devemos continuar em nosso trabalho de divulgar "a magia dos pontos e traços".

   Para a notícia no site da NASA acesse: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20120829f.html

Porto Alegre-RS, 14 de novembro de 2012.
Gentil César Bruscato - 1º Ten QAO
Coordenador do Clube Rádio do CMPA

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário